Tereza das bonecas
Pequenos retalhos daqui e dali, que aos poucos ganham formas. E surge daí as encantadoras bonecas de pano, costumeiramente presente nas feiras do interior. Elas são lúdicas, singelas, envolventes, porém, nem sempre perfeitas. Assim como nós! Em cada boneca, pode-se dizer, existe um “pedacinho de gente”. E pensar que as bonecas ganham vida a partir de retalhos aparentemente sem utilidade. As bonecas parecem resgatar um mundo de fantasias, projetando nas criações novos destinos e histórias. Os tamanhos e os modelos variam, a exemplo das roupas, umas confeccionadas com tecido simples de algodão, outras, com renda e seda, como se fossem para verdadeiras princesas.
“Lembro que, quando minhas filhas eram pequenas, não tinha dinheiro para comprar um presente de aniversário: “Então, eu fazia as bonecas. Muitas vezes, faltava o pano e eu tirava os retalhos das minhas próprias roupas. “Até que elas ficavam bem bonitinhas”.
Tereza Ribeiro Pereira Bonequeira residente em Pacoti, no Maciço de Baturité, CearáEm período de festas juninas, as vendas aumentam, chegam a fazer até 150 bonecas no mês. O preço varia dependendo do tamanho.
Tereza faz questão de vendê-las, em especial nos fins de semana e feriados, quando aumenta o movimento de turistas no Maciço de Baturité. “Gente de todo lugar já me comprou. Minhas bonecas estão no mundo todo.” Os retalhos que utiliza são frutos de doação, Raramente compra algum tecido. Não imagina ser justamente essa rusticidade que torna o trabalho autêntico.
Eva / DN / Germana Cabral / Cristina Pioner / Fotos: Marília Camelo / Patrícia Araújo / www.diariodonordeste.com.br arteemter@gmail.com
OLá TEReza! Adorei o seu trabalho...muito lindo! Adoro bonecas de pano, foi minha primeira...Hoje tenho uma coleção no meu atelier,entre no meu blog.
ResponderExcluirUm abraço.