terça-feira, 13 de julho de 2010

Ouro da Colômbia

Exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia

eudorado 2Gente Dourada                                                                      Gente Dourada lembra a origem do termo El Dorado, atribuído primeiramente pelos conquistadores espanhóis ao personagem central de um ritual em que o chefe indígena, coberto por ouro em pó, lançava objetos preciosos ao fundo de uma lagoa, como oferenda às divindades.

eudorado 5

eudorado 4

 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia são 250 artefatos de ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica e outros materiais que evidenciam a diversidade e as técnicas metalúrgicas criadas pelos antigos habitantes indígenas da região que hoje corresponde à Colômbia. Todas as obras integram o acervo do Museo del Oro del Banco de la Republica – Colômbia, a mais importante coleção do gênero no mundo.

eldorado 1Segundo Marcia Acuri, assessora cientifica da mostra, o ineditismo da exposição se dá por ela referenciar a diversidade étnica e cultural dos povos que ocuparam a antiga região da Colômbia e a importante relação estabelecida entre eles e tantos outros grupos indígenas das terras baixas da América do Sul, sobretudo as interações entre povos que ocuparam preteritamente a Amazônia Ocidental.

eudorado 3

eldorado 9O Museo del Oro tem cerca de 52 mil objetos pré-colombianos, pelo menos 33,8 mil de ourivesaria, 13 mil de cerâmica e 5,2 mil de madeira, pedra ou tecido que datam de até quase 2,5 mil anos. Inaugurado em 1939, o primeiro artefato da coleção foi um recipiente em ouro utilizado para guardar cal e também em rituais nos quais a cal era misturada à folha de coca para mascar.

Animais Fantásticos                                                                     A variada fauna da Colômbia, país de grande diversidade de climas e ambientes naturais, oferecia ao ourives pré-hispânico uma fonte inesgotável de inspiração. Serpentes, rãs, morcegos, aves, veados, jaguares, lagartos, caracóis de incontáveis espécies, formam parte dafauna dourada.

Na Colômbia, a arte de trabalhar os metais esteve favorecida pela riqueza aurífera de seus rios e cordilheiras. Ouro, cobre e prata foram os metais usados na época pré-hispânica

eudorado 6 Martelamento                                                                                 Os ourives materializaram sua destreza e seu conhecimento sobre as características físicas e químicas dos metais na grande diversidade de técnicas de manufatura usadas. Uma delas foi o martelamento. Para obter lâminas os ourives golpeavam tijolos sobre lajas ou bigornas de pedra.

Fundição por cera perdida                                                Utilizando moldes feitos de cera, os ourives criaram uma grande variedade de objetos: representações realistas ou abstratas, finos tecidos metálicos ou pesados adornos, objetos com volume, simples ou cheios de detalhes. eudorado 7O homem animal                                                                         São freqüentes, na ourivesaria pré-hispânica, as figuras que combinam traços humanos com traços de animais. Há homens-jaguar, homens com cauda de macaco, homens-peixe, e sobretudo, homens-ave, nos quais as pernas humanas se convertem em cauda, e os braços em asas.

Dourado  por oxidação                                                                A cor foi uma das propriedades mais apreciadas entre as  sociedades antigas e exerceu um papel primordial no desenvolvimento de suas tecnologias. Para controlar as cores, os ourives usaram diversas ligas e sofisticados processos de acabamento que aportavam novas tonalidades e contrates nas superfícies. A tumbaga, uma junção de ouro com cobre, foi a liga mais usada entre os ourives préhispânicos

eldorado 22 Divulgação /Pinacoteca do Estado de São Paulo / Carla Regina  arteemter@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário