segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os curiosos Wangas

O amuleto mágico especialmente poderoso


Wanga é um objeto mágico, uma garrafa de vidro adornada com tecido, neste caso o “embrulhado" da garrafa. O acondicionamento em garrafa aumenta a sensação de sigilo, porque o que está contido não pode ser visto. O segredo não é a questão de saber se há algo no interior, o segredo é apenas que não podemos vê-lo. O wanga é um elemento mágico relacionado com o patuá do candomblé brasileiro. Como elementos de arte são extremamente bem feitos e bonitos. Podem ser confeccionados com outros matérias (a natureza exata deles modifica de forma e de acordo com os resultados almejados). Cada wanga é destinado a fazer um determinado desígnio. Ao destinatário, leva proteção, cura ou sorte, sendo fechado por laços, ou costurados em “pontos", o ponto traz a energia para o interior do wanga. Especialmente poderosos é um amuleto mágico “pacote” encontrado no Haiti, e, como tal, está ligado a influência africana.

Wanga em vidro enfeitado com tecido.




Como elementos de arte são extremamente bonitos.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A fumaça se transforma em arte

Esculturas de fumaça criadas por fotógrafo


O fotógrafo turco Mehmet Ozgur, cria imagens a partir de fumaça. Capta as fotos, reúne todas em várias camadas, formando desenhos. O Engenheiro e artista com muita observação teve a idéia de criar ‘esculturas’ de fumaça sobrepondo fotografias. A fumaça que produz é feita com incenso e nitrogênio. O entusiasmo de Mehmet pela fotografia já é antiga, e há muito têm ganho prêmios por seus trabalhos com as imagens das fumaça. Os trabalhos são vendidos por cerca de 100 dólares. A arte de Ozgur é incrível, transformando a transvariação das fotos em algo mágico.







Mehmet Ozgur / Arteemter

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A foto que estava guardada.

A foto que está guardada vai para o quadro





Sabe aquela foto que você fez, daquele belo lugar por onde passou, ou mesmo junto de amigos, de alguém de sua família, e ela está nesse momento, dentro de uma caixa, no guarda-roupa ou na gaveta da escrivaninha, junta com tantas outras, e você quer vê-la super valorizada e bonita em um lugar bem seu, para você recordar todos os dias, ou para os amigos apreciarem? Ai esta uma boa sugestão, que vai dar um super destaque. Trabalhe a foto dessa forma e procure usar uma moldura o mais simples possível, mas que não seja tão fina para não alongar muito o quadro. Alguns programas trabalham as fotos, e eles podem fazer com que elas ganhem um algo mais diferente.




Arteemter

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Antigas culturas, a inspiração

Mandalas & símbolos medievais nas obras de Patrícia Costa

A artista plástica, designer e arquiteta Patrícia Costa adorna seus ambientes com obras de arte atemporais e peças decorativas. Todas as obras são inspiradas em motivos que mostram estudos sobre antigas culturas. São cuidadas e individualmente confeccionadas com materiais de alta qualidade como: madeira, couro, fibras naturais, cristais, palhas da costa, sisal, bambus dando assim uma identidade particular e um significado único a cada peça. A artista inspira-se em tudo que retrata marcas do passado e dividiu seu trabalho em duas criativas coleções de estilos: A série fósseis: São telas que retratam a formação de fósseis que dizem muito sobre atividades vitais do passado. São principalmente encontrados em estudos paleontológicos. E a série medieval: Inspirada em pesquisas profundas sobre civilizações antigas (gregas, romanas, incas, indígenas, africanas, egípcias, astecas...) todas as imagens encontradas sobre assuntos medievais são registradas na forma de mandalas, brasões, escudos, símbolos místicos e esculturas. Enfim tudo que resgata um passado longínquo é transformado em tendência nas obras e adornos assinados pela artista. A criatividade da arquiteta em adequar artefatos rústicos ou de essência estática trazendo harmonia e equilíbrio ao ambiente são características marcantes que conseguem resgatar o passado de formas inusitadas em suas ambientações e projetos.



Mandala Asteca



Nas fotografias de Yiannis Pavlis - Grécia

A arte em algum lugar por ai,
lugares e registros incríveis


A arte, arquitetura e lugares,
nas fotos dos maiores fotógrafos do mundo.









  
Pincéis da Grécia
Fotos Yiannis Pavlis
Arteemter

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nas fotografias de Eric Pouhier - Paris

A arte em algum lugar por ai,
lugares e registros incríveis

Fazendo um giro, mostrando arte, arquitetura e lugares, 
nas fotos dos maiores fotógrafos do mundo.
 
Paris é em toda parte
 

Banho de Apolo
 

MAM de Paris
 
 
 

MAM -Búfalo Sagrado
    

MAM de Paris, Sala Dufy


Invasão Verde
 
Anna Chromy na Praça Vendôme  
Por Eric Pouhier 
Arteemter

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Troncos velhos, toras queimadas, raízes de árvores


É estranha a mobília do designer brasileiro Hugo França, e poucos respeitam os desenhos naturais quanto ele, o artista só trabalha com restos já descartados de madeira, grandes troncos velhos, toras queimadas, raízes de grandes árvores, detritos de árvores, quando os materiais destinados ao abandono ganham uma segunda vida, Com linha totalmente natural, a ingerência é mínima, daí o valor internacional das obras do artista.


Mobília do designer brasileiro Hugo França


 
Na mesma linha aparece Pedro Petry, Julia Krantz, com seu traço
na cata do efeito natural. Tigelas de Pedro Petry,
no alto, banco de Hugo França e namoradeira
de Julia Krantz.

O estilo natural se amplia sem fronteiras. São os ingleses, franceses, e muito mais que buscam na natureza, tendo o cuidado de não agredi-la, o material para as mobílias o material para as mobílias, o exemplo esta na escrivaninha de Juliana Benfatti. Da mesma linha segue Peter Marigold, que avança contra tudo tendo o máximo cuidado para manter a madeira o mais natural possível, lidando com desenhos, onde extrai partido da irregularidade das formas como ponto alto.

Escrivaninha por Juliana Benfatti e estante do designer Peter Marigold, com galhos secos.

Arteemter.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ESTILO

"Imperfeito aquilo que era
perfeito" Jimmie & Martin

Se você é adepto de customização, então de uma olhada, relaxe, que essa ai é chocante em ousadia, idéias, cor e forma: os designers Jimmie & Martin, são autores dos móveis mais sacados que eu já vi. São verdadeiros garimpeiros de traças, mofo, poeira e troços. “Consumíamos peças de antiquários, feiras de antiguidades e leilões. Comprávamos os objetos e, durante o processo de restauração, percebíamos que lhes faltava ousadia e contemporaneidade. Então começamos a interferir com grafites, estampas, desenhos. Foi a maneira que encontramos de tornar imperfeito aquilo que era perfeito. A perfeição é um tédio. Um dia, quando estávamos de mudança, uma pessoa viu os móveis e adorou, pediu para expor em sua loja. E foi assim que tudo começou".



"Posteriormente publicaremos outras idéias da dupla de designers"

E ai eles  abusam na reforma dos móveis e objetos, gerando uma produção engraçada e surpreendente. Muitas cores fluorescentes, caveiras, bandeiras, grafites, flamingos, animais, frases de efeito grafitadas dão o tom no acervo. “Não acreditamos que estamos destruindo as peças, pelo contrário. Estamos recriando móveis antigos porque achamos que as pessoas não querem mais madeira crua. Os consumidores buscam cada vez mais customização do produto final. Então mantemos a forma original, que é praticamente insuperável, e recriamos a estética para atrair tanto os clientes mais conservadores, que apreciam as formas clássicas, quanto os mais ousados, que buscam elementos transgressores”. Jimmie & Martin.






Este uma peça foi feito exclusivamente para a Gala Farol Leilão. O projeto incorpora um retrato pintado à mão de Kylie retirado da turnê Showgirl Homecoming, com centenas de cristais adornando a cabeça e vestido, bem como a assinatura de Kylies manuscrita.





por Kylie Minogue ,Jimmie Martin,Swarovski
Arteemter /Allexincasa

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ESTILO

Garimpando, ousadia e estilo em ter


O que foi velho é novo outra vez, exagero ou não, o mundo hoje está voltado para o reaproveitamento, e provavelmente, você também se importa, e chegamos a pensar porque não usar o máximo e ter a volta triunfal de um objeto. Garimpando em lojas de demolição ou de móveis velhos para venda ou troca, com esta busca você pode com inspiração por esse móvel de “açougueiro chinês” original jogado as traças em um canto de sala dando um tom refinado ao ambiente. Mas para isso e preciso ousadia e saber realmente o que você quer. Versátil, fica bem em qualquer sala e deve ser posto em lugar de destaque, o console composto de três gavetas, é inteiramente recuperado e pintado em branqueadas com fissuras e variações no grão, podendo apresentar variações em tamanho e cor. Tratado com um caprichado trabalho de marcenaria autoral, com foco na funcionalidade. É tudo muito simples, sem inventar muito, mas com apelo e grande efeito visual. A peça recebe atenção especial de artesãos marceneiros diretamente envolvido no processo de restauração. Esse cuidado é fator determinante na sua recuperação. Ter é uma arte.


Arteemter

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ARTESANATO DO MARANHÃO

Buriti, urucum, pequi  do Maranhão
Entendo que nenhuma outra manifestação cultural diz tanto sobre a identificação de um povo quanto o artesanato. Concebidas a partir do olhar curioso e criativo, e nas descobertas de materiais, sentimentos e lembranças aplicados sobre eles. Para esses artesãos a obra é relativamente simples porque eles já dominam todo o processo. O resultado então é uma imensa galeria de idéias e coisas.
No Maranhão, como em todo o Brasil, essa manifestação brota a cada instante, um exemplo são as vilas de Barreirinhas e Tutóia, onde as artesãs com sementes e fibras de buriti apresentam artesanatos que estão sendo exportados pro mundão, o que resulta em geração de renda para a comunidade. O que procuramos fazer aqui é apontar os caminhos dessas descobertas, mostrando apenas um pouco e deixando a sua imaginação fervilhar, são bolsas, sandálias, painéis, almofadas e outros acessórios, com uma variedade cromática em diversos matizes. Tudo é confeccionado com palhas e pigmentos vegetais da região, como urucum, salsa, pequi e babaçu extraídos das áreas próximas. Todo o processo seguindo orientação, para que esses materiais não sejam descartados ou mal aproveitados ai esta a transformação do grande diferencial do artesanato dessas comunidades. O resultado final esta ai, ao seu olhos é impressionante.Vale a pena.





Allexincasa/ Arteemter 

ARTE NOS BALÕES

Jason Hackenwerth's a arte nos balões.
Flores coloridas, criaturas marinhas, a mente evoca imagens ao exibir a arte aérea de Jason Michael Hackenwerth - inteiramente feito de balões.
O artista inspira-se na combinação reinos vegetal e animal com exuberância transcendendo o carnavalesco. Todos se parecem ou veio do fundo do oceano ou de outro planeta", disse ele.
Alguns dos desenhos Sr. Hackenwerth, são tão grandes que ele literalmente tem que montar as peças no lugar. As perguntas mais comuns entre jovens e adultos são: "O que é isso?" ou "O que você está fazendo?" As criações do artista são expostas em galerias ou mostradas nas ruas de cidades do mundo inteiro. Atuando na rua e estudando Artes Plásticas, o americano Jason, juntou as duas habilidades e hoje vive de criar esculturas com balões. Infla todos eles e monta suas esculturas, em um trabalho que pode chegar a durar três dias. Os balões montados em formas incomuns se parecem com estranhos animais e insetos "Minhas esculturas se inspiram na espiritualidade e na sexualidade dos animais e plantas" afirma.

Gary Shapiro/The sun














Arteemter