sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Troncos e Raízes
Chul An Kwak tem a sua genialidade, o designer coreano, é autor de peças que lembram animais marinhos, e seres alienígenas, mas ele afirma que a obra real de criação são os cavalos. O certo é que o artista vem ganhando espaço e gosto dos admiradores mais excêntricos.


Mas nas Alagoas, bem aqui no Brasil um artesão conhecido já trabalhava com troncos, raízes retorcidas, tocos, galhos secos, madeiras para esculpir mesas, cadeiras e bancos, Fernando Rodrigues dos Santos ou Seu Fernando, lá na Ilha do Ferro. Dedicou a sua vida de 80 anos à cata desse material. Pelas suas mãos, a madeira tomava um efeito escultórico, o artista artesão só trabalhava não ligava prá fama, nunca repetia peças, e isso o levou ao reconhecimento e chamar a atenção do mercado de arte. Uma de suas cadeiras já esteve edição da Art-Madrid, na Espanha.






O cadeira da paisagista Renata Tilli são dois exemplos de bom gosto e criatividade: abajur de tronco rústico com cúpula contemporânea, e cadeira de galho seco.


Nacho Carbonell, espanhol, e outro que atua, e não desperdiça, constrói suas invenções com material ecológico produzindo obras que nos faz pensar, como alguém faz algo assim, dando a impressão que se movem, tem vida: “Vejo as minhas criações como organismos vivo...” acentua o artista, uma de suas mobílias mais discutidas parece com o que? Não sei... mas são de extrema criatividade.



 Alllexincasa/ Arteemter

Nenhum comentário:

Postar um comentário