domingo, 17 de outubro de 2010

Palhas

“Esfera Dalva”

Dalva 3 Dalva aprendeu, fazendo chapéu de palha junto à mãe desde a infância aos sete anos. O trançado da palha de carnaúba levou a artesã Dalva Souza Paula, a uma grande experiência. De Sobral no Ceará, a convite da artista plástica Maria Nepomuceno, Dalva desenvolveu peças que fizeram parte de sua exposição na Galeria Gentil Carioca, do Rio de Janeiro, a mostra foi chamada de “Esfera Dalva”, em homenagem à artesã. Para ela, foi difícil entender o que projetava Maria Nepomuceno. Muitas vezes, as ideias eram repassadas por meio de desenhos, mas a artesã, preferia que fossem explicadas. A oportunidade lhe deu emoções, em ver criar novos trabalhos em palha.

Dalva 2

 

 

 

 

 

 

 

“Quando vi as obras finalizadas, tive a certeza de que foi a realização do que vinha sonhando há três anos”.  

Maria Nepomuceno              Artista Plástica

 

 

                                                                                                       As palhas trançadas por Dalva ganham formas de obra de arte, e já foram expostas em Estocolmo e Londres

Dalva 1

“Para mim, essa palha tem o poder de representar simbolicamente minhas origens indígenas. A ideia era trazer a técnica milenar e inventada pelos índios, expandindo os limites técnicos”, conta a artista plástica Maria, que chegou até Dalva Souza Paula por indicação do escritório regional do Sebrae em Sobral. Segundo a artista, ela foi a única artesã da região Norte que aceitou o desafio de ir ao Rio: “Nossa parceria foi além do que esperava. Ela veio sem saber exatamente o que seria feito. Quando comecei a explicar, se espantou. Afinal, eram formas de dimensões que ela nunca havia feito”.

dalva 6

Recentemente, Dalva passou nova temporada no Rio, fazendo uma escultura para a mostra que Maria fará em Londres, quando decidiu inserir a palha de carnaúba trançada em suas obras, a artista Maria Nepomuceno partiu em busca de uma artesã cearense que aceitasse o desafio.

Dalva 4

dalva 5

 

Dalva e seu grupo conseguiram com a Cáritas Diocesana um espaço na rodoviária de Sobral. Lá, expõem e vendem os trabalhos. Em contrapartida, contribuem com10% do valor das vendas.

Galeria Gentil Carioca / Diário do Nordeste - Eva /                     Fotos: Paulo Inocêncio                                           arteemter@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário