segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Esculturas de Véio

 

Cópia de nome 

veio 8 calangoArtista que contando com a força da sua obra, mostra que arte é arte, sem distinção ou preconceito. Escultor sergipano, da cidade de Nossa Senhora da Glória, Cícero Alves dos Santos (Véio). O apelido “Véio” foi dado a Cícero porque desde a infância ele gostava de ficar escutando a conversa das pessoas velhas de sua cidade.

Muitos dos objetos recolhidos no museu que ele criou pertenceram a esses cidadãos. O seu espírito de cidadão impulsionou-o a criar um “museu” com objetos e artefatos antigos, todos oriundos do fazer sertanejo e que, segundo ele, estão em desuso. Véio é uma personalidade única, incomum e isso se reflete de modo direto e imediato na sua obra incomparável.

Vilma Eid                                                                            Presidente IIPB

Véioveio 33O “Museu do Sertão”, que o artista construiu ao lado de seu ateliê, localizado no interior sergipano. Para esse lugar, levou uma enorme quantidade de objetos: roupas, chapéus de couro, utensílios domésticos e máquinas rústicas — como, por exemplo, uma furadeira feita de couro, ferro e madeira, usada pelos sertanejos nos antigos tempos..

São ferramentas para o arado, carros de boi, instrumentos musicais, instrumentos de barbeiro. Enfim, uma variedade de objetos que, reunidos, reconstroem a vida da região. Além dos objetos, o artista guarda a memória da cidade em documentos históricos colhidos no cartório local e fotos de figuras públicas como prefeitos, vereadores e outros cidadãos ilustres.

O “Museu do Sertão” de Véio é um depósito poético, uma coleção de sentidos para sua obra, onde brinquedos, instrumentos, peles de animais e ferramentas convivem com caveiras de bois, móveis antigos e santos de gesso. Onde, enfim, podemos encontrar os modos e os motivos que o levaram a se tornar artista. O próprio Veio costuma dizer que se tornou artista para contar a história de seu povo.

veio 2 véio Figura1

Para o artista, existem dois tipos de tronco de árvore dos quais são feitas as suas esculturas: o fechado e o aberto. Os troncos abertos são aqueles em que a projeção de uma imagem se acomoda à forma natural de uma parte da árvore. Uma forquilha pode se transformar em duas pernas ou dois chifres, dependendo da figura ali projetada pelo artista. Já os troncos fechados são entalhados somente a partir de sua imaginação. Esse procedimento que Véio adota no “tronco aberto” foi muito comum na arte da Pré-história. A utilização sistemática dos acidentes naturais é um fato permanente na arte daqueles tempos. Esse jeito de fazer nos leva a pensar em uma relação que passa por uma espécie de endogamia com a natureza. Uma simbiose entre figuras do mundo animal e figuras do mundo mineral ou vegetal, em que o “fazer” acaba sendo uma questão menor do que a da projeção das imagens.

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veio 10       Supõe-se que na arte pré-histórica isso fosse cercado de um caráter mágico religioso ainda desconhecido. Todos esses aspectos estão presentes na arte deVéio,principalmente quando ele trabalha a partir do que chama de “tronco aberto”. A relação de seu trabalho com a natureza é tão próxima que o artista comprou e tombou um trecho de mata nativa perto de sua casa. A origem do trabalho de Véio é a historia do povo sertanejo, toda atravessada por misticismo, lendas e lutas sempre relacionadas a natureza                                                                                                                                              Paulo Monteiro                                                             Curador

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veio 7 pata com ovos

veio 6 galinhasFotos Germana Monte Mór / Galeria Estação / Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro – IIPB                                          arteemter@gmail.com

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