Sentimento e ação unem-se para dar vida e função ao objeto lúdico – o brinquedo – capaz de traduzir desejos pessoais e temas que identificam famílias, grupos, sociedade, regiões. Fazer brinquedos é também brincar, experimentar a transformação de cada material, cada cor, volume, textura e finalmente uso, quando o objeto ganha o sentido de ser único, pessoal, assumindo muitas vezes uma humanidade relativa. A coleção reunida por Macao Goes é também referência de uma vida dedicada ao brinquedo, formando séries temáticas, que se revelam em cada detalhe. Sem dúvida, cada brinquedo é a melhor tradução da capacidade humana de sentir e de perceber em cada olhar, manuseio, contato corporal, e principalmente na simbolização de mitos, de sonhos, de fantasias, em diferentes realidades contextuais, quando todos esses motivos se misturam no cotidiano. A exposição é um largo espaço lúdico que se propõe a recuperar de cada trajetória o continuado desejo criador de sempre reinventar a realidade
RaulLody Curador
O afeto é o sentido do brinquedo.
O Memorial da Cultura Cearense, no seu trabalho de valorização e de comunicação das muitas formas de transmitir aspectos relevantes da vida do Ceará, encontra nessa Coleção de Brinquedo Popular um acervo criativo que trata de muitas histórias e de diferentes artistas que sugerem para a brincadeira a mais viva experiência de dar a esse objeto a sua dignidade lúdica.
Valéria Laena Diretora de Museus
Construir brinquedos e construir desejos.
O brinquedo é o objeto mais pessoal de todos os objetos pessoais.
Entre o sonho e a realidade está o brinquedo.
Memorial da Cultura Cearense arteemter@gmail.com
Alô Wilton!
ResponderExcluirFico feliz por ter gostado do meu blog.
A exposição está linda! Escolheram bem o curador Rayl Lody.......Pararabéns! Trabalho no Museu do Estado de Pernambuco.E minha especialidade é museografia e sei o quanto é importante uma exposição bem montada...Mais uma vez parabéns!