terça-feira, 17 de agosto de 2010

Jarros de barro

Ceará:

E seus imensos jarros de barro

jarros 1 (1)JPG              Em cidades do Ceará, observamos que a fabricação de cerâmica em sua estrutura são feitos nos próprios quintais ou em galpões construído de tijolos coberto com madeira e telhas, o forno é feito de tijolos, existe ainda mesas enormes onde é feita a confecção das peças. Na frente ficam as peças expostas, onde as pessoas visitam e fazem compras, mais atrás existe outro galpão onde o barro é preparado para a produção. Aprendem a arte da cerâmica desde criança onde começam com brinquedos até chegarem aos pratos e jarros enormes. As peças produzidas são levadas para várias cidades como Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e muitas outras cidades brasileiras. Para produzir as peças é usado o barro vermelho na confecção de jarros de planta, potes, etc., já o barro branco misturado com o vermelho é usado para confecção de outras peças que são levadas para fora, o barro é retirado de uma localidade chamada “Cujá”.

jarro 1 (2)

jarros 1 (2)

jarros 1 (4) jarros 1 (3)     O artesanato de barro é uma produção espontânea que parte da sensibilidade e ingenuidade do artesão. Usar o barro para fazer algo que lhe proporcione prazer, beleza e arte, fazendo do artesanato uma fonte de renda para sua subsistência.

jarros 1 (5)                A arte de modelar o barro é uma das principais atividades do artesão cearense. Os Principais núcleos de produção de cerâmicas do Ceará estão em Fortaleza, Cascavel, Ipú, Viçosa do Ceará e Juazeiro do Norte.

jarros 1(11)

jarros 1 (12)                As principais peças produzidas podemos citar a quartinha, jarra, pote, gamela, prato, filtro, bacia, jarro, mealheiro, capitação-de-pé-de-cana, bule e balaia (utilitárias), decorativas e lúdicas (bonecos de barro, jangada, etc).

jarros 1 (13) jarros 1 (111)  São grandes peças de barro que mais tarde, servirão de ornamentação decorativa.

jarros 1 (6)                  Há também as artesãs que utilizam cordas de palha de carnaúba na criação de detalhes em torno dos jarros.

jarros 1 (7)

Muitas delas gostam de imprimir nas travessas, jarras e potes sinais de seus antepassados que foram encontrados nos sítios arqueológicos da região. Utilizando pentes, as peças são riscadas e ganham detalhes em alto relevo.

jarros 1 (8) jarro 1 (15)

jarros 1 (9)   Guardanapos de croché e folhas de torém, uma vegetação rica na região da Ibiapaba, são também usados como moldes para a confecção das travessas. O trabalho é primoroso. Sobre o guardanapo ou as folhas, é colocada o barro a ser moldada. Usando um pau de macarrão, o barro é amassado. Depois disso, é só recortar a placa de barro no formato do molde, e levantar as pontas para formar uma tigela.

jarro 1 (16)

jarro 1 (17) Contatos para aquisição das peças. arteemter   arteemter@gmail.com

Um comentário:

  1. preciso avaliar uma peça adquirida em meados de 1970 - quem poderia fazer isso? Obrigada

    ResponderExcluir