segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ARTE BIZANTINA

Bizantino 1 A cidade de Bizâncio (ex- Constantinopla), fundada por Constantino. Tornou-se, nos primeiros séculos da Era Cristã, o centro de uma nova cultura, ao mesmo tempo em que Roma sucumbia. Esta nova cultura, a Bizantina foi protagonista de um esplendor que teve origem no universo estilístico do Oriente. Foi aqui que se fundiram as correntes de pensamento do helenismo, do judaísmo e do cristianismo. A Arte Bizantina, herdeira de um passado rico, sintetizou as fontes estético-artísticas do Egito. O apogeu de Bizâncio corresponde à época de afirmação da Igreja cristã. Constantino tornara o cristianismo à religião oficial do Império Romano, e essa passagem da clandestinidade à oficialização iriam refletir-se intensamente na arte.

Madona com o Menino, ícone da Russia

Ícone, termo derivado do grego εἰκών, (eikon, imagem), no campo da arte pictórica religiosa identifica uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. Se trata de uma criação bizantina do século V.

bizantino 2                       Justiniano representado em mosaico, na
Igreja de São Vital, em Ravena

Bizâncio, a pequena cidade do estreito do Bósforo, fora escolhida no século IV pelo imperador Constantino para ser a nova capital do Império Romano e, em sua homenagem, foi batizada de Constantinopla. Mas Bizâncio, seu antigo nome, sobreviveu, permanecendo ligado à civilização que ali se formou.                    Hoje, Bizâncio-Constantinopla chama-se Istambul.

 Bizantino 4  Teodora (manto marrom) e sua corte
Mosaico, século VI d.C. Igreja de San Vitale,
Ravena, Itália

Bizantino 5  Justiniano (centro) e sua corte
Mosaico, século VI d.C. Igreja de San Vitale,
Ravena, Itália

Bizantino 6

bizantino7

Bizantino9

Bizantino 8         Este livro documenta e ilustra a riqueza artística e cultural de Bizâncio. Ilustrado com mais de 340 obras trazidas pelos mosteiros, museus e instituições no mundo inteiro.

Bizancio / arteemter@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário