quarta-feira, 3 de março de 2010

Artesanato do Tocantins

Projeto Capim Dourado.
Coleção Jalapa

Nas veredas do Jalapão, região leste do Tocantins, nasce uma das grandes riquezas do Estado. O Capim Dourado é a haste de uma pequena flor branca da família das sempre-vivas, que reluz no seu brilho dourado os sonhos e esperanças de um povo há muitas gerações. Neste universo à parte, feito de areias, montanhas e nascentes, são colhidos os molhos de capim para fazer as peças artesanais que têm mudado a vida de muitas famílias tocantinenses. A espécie de capim em tom de ouro não existe em nenhuma outra parte do mundo. A técnica de transformar um emaranhado de fios em assessórios e peças ornamentais foi resgatada pelas mãos de artesãos descendentes de escravos, que aprenderam com os índios a forma de tecer o capim e dar-lhe formas especiais. A extração ilegal da matéria-prima e sua exportação clandestina para outros Estados deixam os moradores preocupados.

Capim Dourado

 O grande sucesso entre os turistas fez com que o artesanato de capim dourado fosse bastante requisitado e desejado para consumo. Com o aumento da demanda esbarrou-se em outro problema, a queda na qualidade dos produtos, pois muitas pessoas também passaram a produzir em outros lugares do Brasil, colocando em xeque a excelente referência deste artifício tocantinense. Emprenhado em criar uma identidade diferenciada para os produtos e agregar valor a este conhecimento, o Sebrae Tocantins, percebeu que era possível transformar essa realidade. Após diagnosticar o que era preciso aprimorar nasceu o PROJETO CAPIM DOURADO, que inicialmente é desenvolvido com os artesãos do Município de Ponte Alta do Tocantins.


Anteriormente, a instituição havia trabalhado com os artesãos por meio de capacitações que ensinam o manejo do capim dourado, a época e forma da colheita, acondicionamento dos produtos, entre outros. Em seguida, uma consultoria foi realizada visando à preparação para novos mercados e a criação de produtos distintos. Desta iniciativa originou-se a COLEÇÃO JALAPA, uma marca própria que trouxe boas e novas expectativas para os artesãos. A vivência trabalhou a aproximação entre o design e o artesão e criou novos produtos concebidos com foco no aperfeiçoamento da qualidade da produção artesanal, permanência da tradição e melhoria das condições sociais dos artesãos. O objetivo é promover a inserção competitiva do artesanato da região do Jalapão nos mercados nacionais e internacionais, proporcionando o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal através do fortalecimento dos pequenos negócios. O Sebrae Tocantins entende que o conhecimento e a inovação são combustíveis que impulsionam rumo ao crescimento, inclusão social, geração de renda e trabalho. O saber fazer, somado às mãos habilidosas dos artesãos resultam na expectativa de ver os sonhos virarem realidade. O Catálogo apresenta o resultado do trabalho desenvolvido com a comunidade artesã e as novas perspectivas em direção ao um futuro reluzente, assim como o elemento fundamental para a concretização deste ideal: o capim dourado.












Capim Dourado: Coleção Jalapa:Coordenação : Heloisa Crocco. Design de Produto: Fernando Maculan, Heloisa Crocco, Marcelo Rosenbaum, Thaís Márquez. Vídeo: Thomas Sellins. Consultoria em Design: Ada Gabriela, Hemly Barsch, Juliane Gosch. Identidade Visual e Projeto Editorial-Gráfico: Marcelo Drummond. Fotografia: Fábio Del Re. Texto: Aline Brabo, Alessandra Bacelar (SEBRAE Tocantins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário