domingo, 24 de janeiro de 2010

Artesanato de Taubaté - São Paulo

Figureiras de Taubaté, tipos, costumes e temas religiosos

As Figureiras de Taubaté são assim denominadas por serem mulheres. Estas mulheres são exímias na arte de esculpir em barro cru obras que espelham o cotidiano da vida do interior com seus usos, tipos,costumes e temas religiosos. Os trabalhos de modelar pequenas figuras iniciaram-se através dos frades franciscanos do Convento de Santa Clara, no século XVII, que encomendavam às mulheres, por ocasião das festas natalinas, a confecção de presépios com cenas relativas ao nascimento de Jesus: o Estábulo de Belém, a Manjedoura, São José, Nossa Senhora, os Reis Magos, a Estrela e os animais-burrico, boi, vaca, carneiro etc. Com o tempo, com muita criatividade, sensibilidade e humor, as figureiras passaram a espelhar em seus trabalhos outros temas.
Novos personagens surgiram representados por pequenas figuras sempre bem coloridas, com dimensões entre 3 e 25 cm, retratando o cotidiano, as profissões, as festas religiosas, os animais e o imaginário popular. São Francisco com os pássaros, Nossa Senhora das Flores, Nossa Senhora de Aparecida, e muitas outras figuras.Uma das características do trabalho de todas as figureiras são as cores vibrantes das peças. Aplicam muito um azul de tom forte, amarelo, verde, branco, preto, vermelho, prateado, dourado, etc.
Os principais tipos e cenas abordados pelas figureiras são: O Pavão, também chamado Galinho do Céu, sob várias formas e sua Chuva. A Galinha d'Angola sozinha e na forma de chuva, Arca de Noé, os tipos regionais-lavadeiras, passadeiras, jardineiros, lenhadores, vendedores de galinha, mulher alimentando as galinhas com milho, mulher socando o pilão, preta velha, pescador, violeiro, pedreiro, sanfoneiros, palhaço, carro de boi; os animais- bois, carneiros, raposas, beija-flores, burrinho, galo, galinha, pavão, onça, joaninha e muitos outros; as danças típicas-quadrilha, bumba meu boi, da fita, grupos de Moçambique, roda de jongo, congadas, a folia do divino e dos reis;os Santos-Nossa Senhora das Flores, Nossa Senhora da Aparecida,  Sagrada Família e presépios apresentados com variados componentes e formas.


Pavão - Símbolo do folclore de Taubaté. (frente)


(costas)


O Pavão,  como símbolo do folclore de Taubaté, 
inicialmente tinha como cor predominante o
azul mas, atualmente, é decorado também com
 as cores-vermelho, branco etc




A Galinha d'Angola (chuva)


 Chuvas





























Informações: arteemter@gmail.com

Um comentário:

  1. Quero te fazer um convite: Participe conosco da divulgação de blogs no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir