MOVIMENTO NO MOVIMENTO UM EXERCÍCIO BARROCO-CONTEMPORÂNEO A CIDADE RETORCIDA
David Glat
Altar de Nossa Senhora da Glória da Igreja de São Francisco
Pérolas Imperfeitas
Carioca de nascimento, David Glat reside em Salvador, onde, dedica-se às artes visuais - fotografia e foto-instalações.
O patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do Salvador, captado por um determinado olhar muito particular é o ponto de partida deste trabalho. Desconstruindo a imagem convencional e institucionalizada deste patrimônio, a proposta foi praticar um exercício barroco por meio de uma linguagem visual contemporânea.
Ladeiras, portais, fortificações, casario, escadarias, fachadas de igrejas e altares, estes verdadeiros “ícones” da nossa paisagem urbana são registrados através de movimentos de câmera e intervenções gestuais, incorporando o conceito de “fotografia expandida”, no qual é valorizado o processo criativo, o fazer fotográfico, a imagem em expansão e a busca da multiplicidade dos procedimentos, com o propósito de produzir um resultado estético perturbador. David Glat
Ladeira da Conceição da Praia
Fachada da Igreja de São Francisco
Fachada da Ordem 3a. de São Francisco
Altar Mor da Igreja deSão Francisco
Atlantes da Igreja de São Francisco
Utilizando uma câmara analógica rotativa, o fotógrafo David Glat reconstruiu imagens do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do Salvador e formou a série intitulada Pérolas Imperfeitas, numa explícita referência ao barroco. Fotógrafo experiente, David Glat conhece todos os segredos da profissão. A intenção é levar o espectador a observar uma sucessão de jogos visuais formados por curvas, contracurvas, alongamentos, abstrações e ritmos, criados a partir de movimentações com a câmera, realizadas no momento mesmo da tomada das fotos e com poucos ajustes e manipulações posteriores. Uma viagem capaz de provocar visões distorcidas, exaltando emoções e explorando a dramaticidade.
Justino Marinho - artista plástico e crítico de arte – CURADOR DA EXPOSIÇÃO
Casa dos Santos da Ordem 3ª de São Francisco
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Fachada e Escadarias da Ordem 3ª do Carmo
O equipamento utilizado foi uma câmara rotativa analógica Seitz Roundshot 220, originalmente concebida para registrar imagens em 360º, e filmes negativos à cores. A técnica fotográfica aplicada pode ser definida como “movimento dentro do movimento”: enquanto a câmara gira em torno do seu próprio eixo, o fotógrafo executa algumas movimentações intermitentes”. Todos os “efeitos” e a maior parte das edições foram feitas no momento da tomada das fotos, com poucas intervenções posteriores no computador
MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA - Salvador-BA
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA - Fortaleza-CE
Altar Mor da Igreja de São Francisco Teto da Igreja
davidglat.com.br / arteemter@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário