Outras Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

David Glat Fotos Barrocas

MOVIMENTO NO MOVIMENTO                                                   UM EXERCÍCIO BARROCO-CONTEMPORÂNEO                             A CIDADE RETORCIDA

David Glat

D3Altar de Nossa Senhora da Glória da Igreja de São Francisco

 Pérolas Imperfeitas

Carioca de nascimento, David Glat reside em Salvador, onde, dedica-se às artes visuais - fotografia e foto-instalações.

O patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do Salvador, captado por um determinado olhar muito particular é o ponto de partida deste trabalho. Desconstruindo a imagem convencional e institucionalizada deste patrimônio, a proposta foi praticar um exercício barroco por meio de uma linguagem visual contemporânea.

Ladeiras, portais, fortificações, casario, escadarias, fachadas de igrejas e altares, estes verdadeiros “ícones” da nossa paisagem urbana são registrados através de movimentos de câmera e intervenções gestuais, incorporando o conceito de “fotografia expandida”, no qual é valorizado o processo criativo, o fazer fotográfico, a imagem em expansão e a busca da multiplicidade dos procedimentos, com o propósito de produzir um resultado estético perturbador. David Glat

DG 1 Ladeira da Conceição da Praia

DG2 Fachada da Igreja de São Francisco

DG 4 Fachada da Ordem 3a. de São Francisco

DG16    Altar Mor da Igreja deSão Francisco                                                                  

DG 13         Atlantes da Igreja de São Francisco

Utilizando uma câmara analógica rotativa, o fotógrafo David Glat reconstruiu imagens do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do Salvador e formou a série intitulada Pérolas Imperfeitas, numa explícita referência ao barroco. Fotógrafo experiente, David Glat conhece todos os segredos da profissão. A intenção é levar o espectador a observar uma sucessão de jogos visuais formados por curvas, contracurvas, alongamentos, abstrações e ritmos, criados a partir de movimentações com a câmera, realizadas no momento mesmo da tomada das fotos e com poucos ajustes e manipulações posteriores. Uma viagem capaz de provocar visões distorcidas, exaltando emoções e explorando a dramaticidade.

Justino Marinho - artista plástico e crítico de arte – CURADOR DA EXPOSIÇÃO

DG 9 Casa dos Santos da Ordem 3ª de São Francisco

DG 5 Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

DG 11 Fachada e Escadarias da Ordem 3ª do Carmo

O equipamento utilizado foi uma câmara rotativa analógica Seitz Roundshot 220, originalmente concebida para registrar imagens em 360º, e filmes negativos à cores.  A técnica fotográfica aplicada pode ser definida como “movimento dentro do movimento”: enquanto a câmara gira em torno do seu próprio eixo, o fotógrafo executa algumas movimentações intermitentes”.  Todos os “efeitos” e a maior parte das edições foram feitas no momento da tomada das fotos, com poucas intervenções posteriores no computador

exposicaomam[1] MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA - Salvador-BA

exposicaodragao[1] CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA - Fortaleza-CE

dg 14dg 15   Altar Mor da Igreja de São Francisco                                                                               Teto da Igreja    

davidglat.com.br / arteemter@gmail.com                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário