Hélio Petrus
Colunas policromadas com dois querubins
Hélio Petrus nasceu em Felipe dos Santos, Minas Gerais. Na cidade histórica de Mariana, possui o merecido título de "Cidadão Honorário". É um estudioso constante e um obstinado pesquisador, particularmente do barroco, que escolheu para sua manifestação artística, incorporando seu trabalho às funções litúrgicas, por obedecer às normas da iconografia religiosa. Seus trabalhos, ideal barroco mas com as características mineiras e a tradição da cultura marianense, são apreciadas e adquiridas por colecionadores do mundo todo. Mari 'Stella Tristão
Querubim. Escultura em cedro pintado
Acervo d'As Minas Gerais
Hélio Petrus descende de fantásticos autores que tornaram a ornamentação das naves e retábulos (Estrutura em pedra ou talha de madeira que adorna a parte posterior de um altar) do século do ouro uma viagem delirante. Ele sabe como acumular a riqueza dos detalhes e alcançar as nuanças que o cedro sugere. Em grande superfície ou pequenos formatos, entalhando ou esculpindo, revive a mestria que nos arrebata. Madonas, anjos e arcanjos, São Francisco de Assis à frente de uma legião seráfica, todos os santos brotam da madeira a partir do desempenho exímio do artista.
Angelo Oswaldo
Cristo e Samaritana. Talha de cedro policromada e envelhecida Nossa Senhora da Conceição. Escultura em madeira de cedro
Santa Ceia. Talha de cedro policromada e envelhecida
Anunciação da virgem. Talha de cedro
Petrus escolheu o desafio criador num pedaço de cedro. Um pedaço de cedro e um vazio. Neste espaço vazio surge um pensamento, surge um saber. No espaço vazio abrem-se lembranças, influências: os anos de seminário em que estudou e os trabalhos de Aleijadinho. É no espaço vazio que Petrus faz as idéias dançarem. Um pedaço de cedro, uma talhadeira, as lembranças, as influências e Hélio Petrus não põe nada, só tira partes do vazio da madeira. Ele vai tirando excessos. Esvaziando espaços, desentulhando coisas, abrindo os caminhos, abrindo os canais, criando a partir do vazio seus sonhos religiosos que se transformam em magníficas imagens, que parecem esperar uma nova ordem a ser construída para a paz e beleza dos homens.
Cid Wildhagen
Assunção da virgem com sete anjos. Talha de cedro
tratosculturais/asminasgerais/ newdivirtaseuai /héliopetrus arteemter@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário